Discussão Anime: Haibane Renmei

5 08 2009

De um dos meus criadores favoritos, Yoshitoshi ABe, Haibane Renmei é o anime que vamos falar sobre neste post da série de Discussão Anime!

Haibane Renmei

Haibane Renmei


A série Discussão Anime é focada em temas complexos ou adultos (não no sentido erótico ou violento), um pouco para servir de recomendação para
The Anime Discussion series is focused on animes with temas mais sérios da animação japonesa, e um pouco para que você possa mostrar para amigos/pais/parentes que animes não são só para crianças.

Os três títulos possíveis são: Haibane Renmei, Ailes Grises ou Charcoal Feather Federation… todos fazendo referência a cor cinzenta das asas das protagonistas.
E mais uma vez, a razão pela qual estou escrevendo o post é o trabalho de arte, e a história.
Haibane Renmei

Haibane Renmei


A primeira coisa que chamou minha atenção foi o trabalho artístico. Yoshitoshi ABe é o mesmo autor de Serial Experiments Lain.
A impressão que tive foi de uma pintura daquelas renascentistas animada, com cenários que não podem ser comparados com nada que eu já tivesse visto antes.
Haibane Renmei

Haibane Renmei


E então, quando comecei a assistir, a trama provou ser tão singular quanto o trabalho artístico.
A história é centrada em Rakka, e o anime começa com seu “nascimento”.
Ela é a nova Haibane, e uma das poucas coisas que sabemos é que as Haibanes nascem em casulos, com idades diferentes, e elas não sabem nada a respeito de sua vida prévia.
Aqui está o episódio zero, prelúdio ou promo:

Haibanes são nascidas na Old Home, que parece ser um complexo de apartamentos bem antigo, localizado na cidadezinha de Glie, que é isolada do resto do mundo por muros gigantescos.
Dentro desses muros moram basicamente 3 “classes” diferentes… as Haibanes, humanos normais, e os Toga, os únicos que tem acesso para fora do muro, só que eles nunca falam e nunca revelam seus rostos.
Haibane Renmei

Haibane Renmei


Apesar de todo o mistério, o anime segue um ritmo bem lento, com Rakka tentando encontrar uma forma de viver com as novas amigas e a nova situação. Pode levar um tempo para se acostumar, assim como outros animes complicados.
Religião nunca é explícitamente abordado como tema, mas pode ser considerado como um dos… já que as Haibanes tem asas e auréolas, de forma que quem assiste acaba pensando sobre isso.
Mas da forma que eu vejo, os temas principais são: Um pouco de política, tentar viver em harmonia mesmo com várias regras e dificuldades, a adaptação a um novo lugar, as escolhas que fazemos em vida, sentimentos como amizade, culpa e arrependimento, e finalmente a morte.
Haibane Renmei

Haibane Renmei


É verdadeiramente uma obra de arte em todos os níveis. Uma daquelas histórias que você vai poder assistir quando for mais velho(a), e então analizar o conteúdo novamente, tirando novas conclusões a respeito.
A trilha sonora é outro ponto alto, mas vou deixar pra falar mais sobre em outros posts já que também faz parte da série permanent playlist. 😀

Ok, chega de escrever tanto, aqui está a abertura:

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: