Depois de um longo tempo sem escrever novos posts para a série Discussão Anime, estamos de volta.
Desta vez com Last EXILE.
A série Discussão Anime é focada em temas complexos ou adultos (não no sentido erótico ou violento), um pouco para servir de recomendação para temas mais sérios da animação japonesa, e um pouco para que você possa mostrar para amigos/pais/parentes que animes não são só para crianças.
Last EXILE é um anime digno da série por duas principais razões: Primeiro, a arte. Segundo, o mundo em que acontece.
A história é centrada em Claus e Lavie, amigos de infância e, no começo do anime, piloto e co-piloto de uma aeronave típica do anime conhecida como vanship.
O cenário não é o planeta Terra, e mistura temas como a era Vitoriana e Steampunk, num planeta chamado Prester onde a tecnologia se desenvolveu em torno do ar, de veículos voadores, por causa da estranha geografia do planeta.
Apesar de ter uma história linear (diferente de Serial Experiments Lain por exemplo), a história ainda é um tanto complexa por envolver uma série de temas difíceis, como: política, castas, guerra e um mistério que começa com o anime e só é completamente revelado no final.
Como outros animes discutidos, este aqui acontece numa espécie de mundo alternativo, mas tem vários pontos que podem ser trazidos para o nosso mundo.
Guerra, preconceito, a importância da água pura e limpa, relacionamentos e sentimentos humanos, abismos entre classes sociais, e outros temas que são alimentos para o cérebro. 😀
Ah sim, sobre os incríveis designs de personagens: Foram feitos pelo artista singular Range Murata, que também trabalhou em Blue Submarine N.6 e compilações de manga como Robot Color Comics.
Em vários pontos, Last EXILE me lembra de Kaze no Tani no Nausicaa, por causa do conteúdo político e de guerra. Além do cenário inóspito.
Ok, acho que já chega… aqui, assista a abertura:
Deixe um comentário