Google Wave

7 06 2009

Google Wave é a nova ferramenta de colaboração do Google que está sendo desenvolvida para rodar no navegador, e tem este longo vídeo de demonstração:

Que tem duração de 1 hora e 20 minutos e está em inglês… então só que estiver REALMENTE interessado vai assistir (como eu).
Para todos os outros, continuem lendo que darei uma breve explicação sobre.

Você pode imaginar a ferramenta simplesmente como o que o e-mail seria se fosse recriado com a tecnologia disponível hoje.

Simplesmente parece como o futuro da comunicação em grupo, tanto para entretenimento e trabalho.

Imagine misturar um comunicador ou chat, localizado em servidor, onde você não só pode compartilhar e editar as coisas em tempo real em grupo, mas também manter uma “linha do tempo” que vai gravar tudo o que foi feito por cada participante por todo o período.

Junte tudo isso com o fato do Google Wave ser open source (código aberto), com um sistema que aceita expansões (parecido com o Google Maps), permitindo que outros aplicativos, jogos ou outros tipos de software a usar o Wave para permitir a colaboração de seus próprios conteúdos.

Um bom exemplo de uso é, por exemplo, escrever um trabalho com um grupo de… 6 ou 8 ou quantas pessoas você quizer que participe. Pessoas no grupo podem tanto se juntarem pra escrever ao mesmo tempo enquanto conversam e fazem sugestões, ou poderiam ler o que foi feito depois, verificando tudo que foi feito passo a passo e por quem, contribuindo com sua parte depois.

Outra parte interessante é que o Wave está sendo feito de forma a suportar plataformas diferentes, como integrar a ferramenta em seu próprio blog para criar conteúdo dinamicamente (pessoas podendo ver você escrevendo um texto em tempo real), usar o Wave no seu celular (no vídeo demonstrado com um iPhone e um celular com Google Android), escrever e permitir que outras pessoas escrevam em redes sociais como o Tweeter e o Orkut (também mostrado no vídeo), e várias outras coisas.

Os desenvolvedores atrás disso tudo também são os que criaram o Google Maps, então você não só pode contar que vai ter uma alta qualidade com várias possibilidades de criação e integração, como eles também mostraram no vídeo como o Wave poderá ser usado junto ao Google Maps para, por exemplo, discutir sobre algo em cima de um mapa… planejar uma viagem de férias, mostrar a direção de onde você está para outras pessoas, e coisas desse tipo.

Está em desenvolvimento por enquanto, será lançado ainda este ano, e tem toneladas de outras coisas que eu não mencionei que aparecem no vídeo de demonstração, mas acho que deu pra entender a idéia.
Não estou nem pensando no Google aqui, mas no formato da coisa que parece ser o futuro da comunicação, e uma ferramenta que vai tornar o trabalho mais rápido, gerar mais produtividade, visto que permite mais interação entre colegas de trabalho mesmo que estejam distantes uns dos outros.

Como uma video conferência onde você não somente pode ver e falar com outras pessoas, mas também pode compartilhar o conteúdo que você está trabalhando, permitindo outras pessoas a fazer sugestões e colaborar diretamente em cima.

Da forma que vejo, esta não é simplesmente só uma nova ferramenta, mas uma nova forma de pensar sobre colaboração.
As pessoas provavelmente terão de pensar e estudar novas formas de uso da ferramenta, para trabalhar e se comunicar, se manter atualizado(a) com as últimas notícias e tendências, e compartilhar conteúdo na Internet.

Se você gostou disso tudo tanto quanto eu, fique de olho na página oficial do Google Wave.

Fonte: Lifehacker

Anúncios

Ações

Information

One response

7 06 2009
fabioyk

Esperando extremamente ansiosamente pelo lançamento pro público @@’

Isso aí é praticamente um Web 3.0 😄

Vi o vídeo inteirinho, e valeu cada segundo, simplesmente incrível, por isso que sou fanboy da Google ;B

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: