O anime para a discussão desta vez é Bokurano.
Este post faz parte da série de discussões de animes com temática adulta.
Novamente, adulto não no sentido erótico, e sim pela complexidade que levanta questões que crianças não entendem ou não tem maturidade para refletir a respeito.
Um pouco diferente de Serial Experiments Lain, este anime não é necessariamente complicado e intrincado.
Qualquer um que assistir vai entender.
Achava que era um anime de mechas (por causa de algumas imagens que vi)… como não sou muito fã do gênero, deixei de lado.
Mas fiquei curioso depois que vi a música do anime incluido no NikoNiko Compilation, e resolvi arriscar.
Bokurano conta a história de 14 adolescentes e uma criança que, durante uma viagem de férias de verão, se vêem envolvidos com o que parece um divertido e misterioso jogo.
Mas logo percebem que o jogo vai afetar suas vidas muito além do que imaginavam.
Antes de prosseguir, um aviso: o tópico tem spoilers que poderiam estragar algumas surpresas do anime… então quem pretende assistir, recomendo ler depois de ter assistido. Mas vou pegar leve, então quem está na dúvida, leia.
Assim como, ou talvez mais que em Neon Genesis Evangelion, mechas são personagens secundários. O anime na verdade é sobre as pessoas.
Os personagens do anime são marcantes, e foram meticulosamente montados para a reflexão de quem assiste.
Os personagens, em grande maioria, tiveram vidas sofridas.
O que vai interferir nas importantes decisões que vão tomar com suas novas situações.
Ouvi em algum lugar: Uma pessoa só revela sua verdadeira natureza quando contempla a própria morte.
Daí vem a força da trama do anime. As escolhas, as decisões, as tragédias, o drama humano, a reação dos personagens em situações limite, a repentina necessidade de amadurecer, deixar de ser criança.
Você não consegue evitar pensar: “O que eu faria no lugar deles?”.
Só não sei porque é tão desconhecido no ocidente… nunca tinha ouvido comentário sobre o anime. Mas certamente é uma daquelas obras que deveria ser assistida por todos.
Enfim, um anime essencial que trata da condição humana, foge do lugar comum, surpreende e faz pensar. Vou ficar satisfeito se conseguir convencer alguém de assistir o anime com este tópico.
Abertura no YouTube:
A propósito, ontem perto da meia noite peguei o anime para “assistir uns 2 episódios” só pra ver como era. São 10:30 da manhã… alguns minutos atrás assisti o último episódio. Não pretendia, mas não tive escolha… o anime me absorveu totalmente.
Trailer:
Fazia muito tempo que não aprontava uma dessa… aliás, fazia um bom tempo que não assistia anime. Mas vez por outra aparece um assim, que me faz lembrar porque viciei tanto em animes. 😛
Para quem já assistiu, recomendem pros amigos… pra quem ainda não assistiu: tá esperando o que? 😛
[…] sim, aqueles que faz meio século que não escrevo… tipo o do anime Serial Experiments Lain e Bokurano… Kimi ga Nozomu […]
Também não sou fã de mechas (razao de eu nunca ter interesse pra baixar Evangelion) mas pelo você escreveu parece ser muito bom, gosto de animes nesse estilo…vou começar a baixar hoje 😀
gostei, vou assitir o anime ^^
😀