Discussão Anime: Serial Experiments Lain

15 06 2008

Iniciando uma nova série de posts, trago a proposta de discutir as idéias sobre alguns animes cuja temática foge do lugar comum.

Para o primeiro anime da discussão, trago Serial Experiments Lain.

Serial Experiments Lain

A discussão tem spoilers do anime, portanto se você ainda não assistiu e pretende assistir o anime, leia numa outra oportunidade. Apesar que talvez seja até interessante ler o tópico antes de assistir o anime.

Vou tentar não escrever muito, senão ninguém lê.

Serial Experiments Lain

Sobre o anime: Serial Experiments Lain é um dos clássicos do renomado autor Yoshitoshi Abe.
A história é centrada em torno de Lain, uma garota de uma família (de certa forma disfuncional) de classe média. Um dia ela é apresentada, com um computador novo, ao “Wired”… seria a Internet em algum lugar do futuro.
A partir daí, vários elementos entram em cena… como teorias da conspiração, fantasmas que se comunicam através de redes de computadores, e outros elementos.

Serial Experiments Lain

Crítica: Muitos dizem não ter entendido o anime. Muitos inclusive abandonaram o anime pela metade por não entender nada. O anime tem um estilo estranho, figurativo, com elementos e idéias escondidas aqui e ali. É um anime no adulto, não no sentido de conter conteúdo erótico, mas de compor temas complexos que crianças e jovens provavelmente ainda não tiveram contato.

Serial Experiments Lain

Idéia por trás: Assim como muitas obras com temática voltada a filosofia, Serial Experiments Lain foi criado “complicado” de propósito… mais que entreter e mostrar uma história linear, o anime é um convite à reflexão. Alguns dos temas abordados são:
– As fronteiras da realidade;
– A percepção individual e coletiva da realidade;
– O que reside na memória das pessoas;
– Consciência, interconexão e alucinações.

Serial Experiments Lain

Destrinchando: Tentando decifrar a trama o anime, temos Lain como uma espécie de chave que quebraria as fronteiras entre real e o virtual, através de códigos escondidos por Eiri Masami, diretor chefe de pesquisas sobre Protocol 7, o protocolo da “Wired”, e funcionário da Tachibana Computers, praticamente monopólio que domina a produção de computadores.

Serial Experiments Lain

Estes códigos escondidos dariam controle da “Wired” para Masami, através de uma comunicação sem fio que funcionaria sem limites e sem fronteiras usando uma teoria conhecida como Schumman Ressonance.
Esse sistema teria uma influência tão grande num futuro onde praticamente todos estão conectados de alguma maneira pela “Wired”, que a distinção entre o real e o virtual se quebraria, borrando as definições do conceito de realidade.

Serial Experiments Lain

Apesar da complexidade da história, vários elementos centrais para entender o que se passa são apresentados somente no meio da série, o que causa muita confusão para aqueles que assistem só alguns dos primeiros episódios.

Serial Experiments Lain

Finalmente, vários outros elementos são abordados, com autores citando obras distópicas, Jung, temas como timidez, solidão e isolamento, diferenças de personalidade entre entidades virtuais e reais, teologia (evidente perto do final do anime), entre outras idéias.

Serial Experiments Lain

O final (SPOILERS): Próximo ao final do anime, Lain se dá conta do que está acontecendo, e descobre que consegue moldar a percepção das pessoas da forma como bem entende. Através disso, ela consegue controlar a realidade. Alguns interpretam que Lain, percebendo o poder que tem, decide apagar eventos e memórias ligadas a ela não só por terceiros, como também dela mesma, para poder voltar a ter uma vida normal, renegando o poder total de uma deusa.

Serial Experiments Lain

Concluindo: Não cheguei a essas conclusões sozinho, e creio ser difícil qualquer um chegar até aí. Talvez seja até mais proveitoso ler spoilers sobre o anime para poder aproveitá-lo da forma como seria planejada. Mas eu sinceramente gostei do anime, e creio que ele é um dos que mostram como os animes tem muito mais a oferecer e são muito mais maduros do que boa parte da sociedade ocidental pensa.

Serial Experiments Lain

Convido os leitores a novas reflexões, perguntas, e citações de idéias que se encontram dentro do anime.

Abraço a todos,
– Renato ~XSportSeeker~ Murakami

Anúncios

Ações

Information

24 responses

1 07 2008
Milena

Renato,
Gostei muito desse ” resume”, comentário que você deu a este anime, que pra mim sempre fez muito sentido, apesar de ter assitido Lain umas três vesez para entender. Algumas pessoas me falavam este anime não vale a pena assistir que não dá para entender, mas este jogo do real/imaginário que acontece em Lai
acaba fazendo sim parte do psicologico da nossa realidade.
Serial Experiments Lain é um dos animes que mais gosto e sempre coloco pelo menos a abertura para ouvir para me recordar de algumas horas bem interessantes.
Abraços!

1 07 2008
xsportseeker

Que bom! 😀
Tava ficando descrente que ia achar gente que gostava de Lain… heuiahoeiaeh.
Eu sou meio fã de carteirinha do Yoshitoshi Abe, e admito que é difícil entender as coisas que ele faz. Mas depois que vc entende, é difícil não gostar.

Haibane Renmei é outro ótimo. Daí tem Texhnolyze que vou ter que recomeçar a assistir um dia desse… e vou ter que dar uma lida em algum resumo dele também, porque lembro de não ter conseguido entender nada do que tava acontecendo. 😛

o/

4 07 2008
Discussão Anime 2: Bokurano « XSp.

[…] que crianças não entendem ou não tem maturidade para refletir a respeito. Um pouco diferente de Serial Experiments Lain, este anime não é necessariamente complicado e intrincado. Qualquer um que assistir vai […]

13 08 2008
novak

Concordo com a opinião do Renato.

Infelizmente, aqui no ocidente, o anime é tido como coisa de criança. E muitas das pessoas que assistiram o anime são crianças. É claro que, elas não tem experiência/vivência suficiente pra entender um anime como este, então por isso da enome quantia de opiniões negativas sobre o anime.

8 09 2008
Shinobu

renato.. seus comentarios sao realmente interessantes
tambem acompanhei o anime
e ouvi criticas de pessoas proximas a mim que nao conseguiram continuar
acredito que mais do que uma historia complicada, realmente é um anime
com uma mensagem bem intrigante, mas as pessoas estao acostumadas
com entretenimento barato, nao conseguem por a mente para funcionar muito bem………….^^

9 09 2008
xsportseeker

Shinobu – poisé, também acho isso!
Quer dizer, cada um assiste anime por um motivo… as vezes só querem um pouco de entretenimento barato.
Mas fico meio chateado quando tem gente que pensa que anime é SÓ entretenimento barato.
E tem tantos títulos por aí que provam que não é.
As vezes até animes que parecem meio bobinhos, mas se você assiste por tempo suficiente descobre umas mensagens ali dentro que somente animes mesmo poderiam passar.

Enfim, que bom que gostou do meu reviewzinho… ^^’

11 10 2008
Discussão Anime 3: Kimi ga Nozomu Eien « XSp.

[…] de tempos em tempos? Sim sim, aqueles que faz meio século que não escrevo… tipo o do anime Serial Experiments Lain e Bokurano… Kimi ga Nozomu […]

18 10 2008
Kino no Tabi « XSp.

[…] um tom bastante filosófico e introspectivo. Diria que, assim como Lain, é um anime para adultos apesar de não ter conteúdo erótico. Talvez eu faça um post para […]

3 11 2008
Celly

Vi Serial Experiments Lain e gostei muito do anime
não abandonei a série como muitas pessoas por causa de preguiça para entender
ainda mais que eu amoo animes inteligentes (que você tem que usar a cuca um pouco)
e eu cheguei à essa conclusão :

Lain é um software e todas as pessoas à sua volta são aplicativos. Ela pode fazer o que quiser com essas pessoas, mas para não sofrer tanto, decide apagar as memórias de todo mundo e faz com que nada do que aconteceu (como o suicidio da Chisa) tenha naturalmente acontecido. Ela apaga inclusive a memória dela, para viver normalmente. Porque ela vê a Arisu, com um homem e a Arisu não reconhece ela ( o que antes, era a única que reconhecia a Lain)
Mas, uma coisa que eu achei meio estranha ? Por que a irmã da Lain ficou doida daquele jeito ? Será que tudo o que ela estava vivenciando era uma ilusão ?
Ela era um holograma também ?
E o et na porta ? eu acho que quando a menina disse: um homem baixo, com camisas listradas verde e vermelho aparece na porta dela
a menina que disse isso, fez um upload da imagem do et…
mas não sei se é isso realmente

Mas, amei o anime 😀

3 11 2008
Celly

Meu amigo viu só o 6º episódio, olhou para mim e disse:
Estou com dor de cabeça, tentando entender esse negócio! 😀

UEHUIEHIUEHEUIHEIU

Amo Lain ;x

Confesso que no começo também fiquei com um pouquinho de dor na cuca, mas depois que a gente consegue compreender o anime, é muito bom 🙂

Alguém conhece mais animes filosóficos ou que você tem que rachar a cuca que nem Lain ? 🙂

3 11 2008
xsportseeker

Muito bom né Celly?

Poisé… Lain tem um lado que explora questionamentos sobre religião, mas também tem um lado meio Matrix….
Com aquela coisa de que todos estamos conectados, e que algum dia podemos chegar num tal nível de interação entre homem-máquina que não vai dar pra distinguir mais o que é real, e o que é o “digital”.

Sobre outros animes… eu tô pra fazer mais posts desse tipo faz um tempo, mas nunca paro pra escrever… heuiaoheoiah

Bokurano:
https://xspblog.com/2008/07/04/discussao-anime-2-bokurano/
Não é tão “cerebral” quanto Lain, mas é um anime que explora a psicologia humana de uma forma que eu nunca tinha visto em outros animes.

Haibane Renmei, o próximo artigo que estou preparando, é do mesmo autor de Lain (Yoshitoshi Abe), e apesar de ser um anime bem diferente no tema, também é um tanto confuso… mas tão bom quanto Lain.

Texhnolyze também é do mesmo autor, mas eu ainda não parei pra assistir inteiro, e pelo que dizem, é ainda mais confuso que Lain. 😛

Tem também Ghost in the Shell e Ergo Proxy… são os que eu lembrei por hora. 😛

4 11 2008
Celly

Haibane Renmei! Li a sinopse e achei muito interessante a história do anime
É sobre anjos née?
Nossa! Esse autor gosta de fazer animes confusos! Mas, eu gosto assim…
Obrigada pelos animes, vou anotar

Mas confuso que LAIN? :O
Jesus! 😀

Tô vendo de novo! Entendi ele, mas tô vendo só porque gostei demais!
E toda hora no começo eu volto para escutar a risada de novo! HAHAHA 🙂

4 11 2008
Celly

Eu anotei 8 folhas frente e verso para entender Lain…
é verdade… depois, eu li tudinho e cheguei a uma conclusão
esse então que é mais confuso, vou precisar de um caderno de 20 matérias!
kkkkkk³ (exagerei)

😀

5 11 2008
xsportseeker

Celly – Haibane Renmei é… e ao mesmo tempo não é sobre anjos.
Porque os personagens tem a aparência, mas no anime nunca se menciona anjos… o que torna a coisa ainda mais interessante. 😛

Sobre o Texhonlyze… não sei nem se com um caderno de 20 matérias vai dar. ehuiaehaoiheioaeh

5 11 2008
Celly

Nossa! que legal =}

vou baixar para poder assistir 😀

hehe!

nem com um de 20 matérias? aaaa
vou comprar 2, então 😀

8 11 2008
May

Caraca, o anime é confuso pakas x) mas é supr legal
mas ai, alguem me explica a parada do ET na porta ?

eu acho q o criador de Lain, Yoshitoshi Abe, deveria fazer uma entrevista e contar o verdadeiro significado de Lain….prq nos, espectadores, apenas criamos suposiçoes, e nao temos certeza de nada…. podemos axar como a colega acima, q diz q Lain é um software e os outros sao aplicativos… ou podemos axar q o mundo real seria na verdade o mundo virtual, ou talvez q tudo o q aconteça dentro do mundo real seja observado por alguem, como marionetes….talvez Lain seja uma simples garota q se envolveu demais na wired ficando assim alucinada… ou qm sabe a wired esteja ficando real e interferindo na vida real…ou Lain seja o ponto principal de um holograma e q por sua intervençao na wired o holograma esteja defeituoso…..
resumindo, sao inumeras possibilidades q apenas se multiplicam no decorrer da historia, e tudo o q podemos fazer é escolher ql delas nos parece mais apta…por isso creio q a visao de qm criou o anime seja tudo o q é necessario agora para os fas comfirmarem ou nao suas suposiçoes …

e ai, q tal compartilharmos nossas interpretaçoes ? ^^

9 11 2008
xsportseeker

Heoaheoiae, poisé May, mas acho que parte da idéia do Yoshitoshi Abe é deixar a coisa um pouco aberta a interpretações mesmo.
Pra provocar esse tipo de discussão… 😄
Dá pra reparar bem pelos outros animes dele… ehaoiheoa

23 11 2008
Celly

Esse autor de Lain -.-‘

tenho que dar meus parabéns a ele… pq ninguém até hj conseguiu decifrar ao certoo e sempre há uma dúvida 😀

23 11 2008
Paulo

O melhor anime ja feito!

8 01 2009
GlassX

Seu resumo procede. Tem bastante David Lynch na história: pedaços da história ficam sem explicação, e são detalhes grandes, que movem a trama.

E o final me lembrou outra coisa do cinema: Donnie Darko, onde ele precisa morrer no final para salvar a vida de todos ao seu redor. A diferença é que Donnie mudou a história com um “buraco de Einstein-Rosen” e viagem no tempo, já Lain se apagou da memória daqueles cuja vida tinha sido influenciada por ela.

Mas o problema da aceitação de Lain é que tem que ver até o final pra se entender tudinho. Quem para na metade vai ter apenas metade das peças do quebra-cabeça. E treze é um número perfeito de episódios, pois dá pra colocar uma história complexa num espaço de tempo pequeno: quando chegamos ao final, o impacto é bem maior.

27 02 2009
M

Eu tou no episodio 10, estou gostando muito. já é um dos meus preferidos.
Bem, não acho o anime muito dificil de entender só que é um tema pouco usual e sou completamente ignorante nas especificações tecnicas destas tecnologias que o anime retrata. Quando vi o primeiro episodio, eu senti um mal estar na barriga, nao sei explicar, tipo uma agonia pelas cores, ambiente, o desenho, os sons do anime. foi a primeira vez que um anime mexeu comigo assim 😀 uma coisa que notei logo e gostei foi que nas cenas que a Lain está na sala de aula e a turma esta fazendo tarefas e essas coisas, eles estao todos castanhos e menos a Lain que fica com cores e tambem as cores da sombra que parecem estar vivas. Enfim, este anime é excelente que pena que nem todos pensam assim 😦

13 12 2012
izaias

lain eu amo ese anime

13 12 2012
izaias

estou assitino iso acora e acho o melhor anime ele é melho do que school days

13 12 2012
izaias

kkk 2012 tia 13 dezebro eu tenho 16 anois acora e comesei assitir iso kk que fota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: