Asus EEE PC

26 05 2008

No ultimo dia das mães, resolvi comprar um Asus EEE PC de presente, já que minha mãe precisava de um computador bem simples pra escrever e-mails, acessar páginas de Internet, e redigir textos.

Asus EEE PC

Aproveitando a experiência que tive com o bichinho, resolvi escrever este tópico abordando alguns temas para quem tem interesse em comprar um, especialmente brasileiros.


O EEE PC que comprei é modelo 4G da série 701.

Não vou perder tempo com especificações, já que vocês podem acha-las em diversos websites profissionais e consagrados como:
Wikipedia
CNet (com vídeo mostrando o laptop)
Notebook Review – com review completo de cada detalhe técnico
Matéria no blog hermano ViDig, em português, sobre o EEE PC no Brasil

Tratando-se de laptops, cada caso é um caso… comprei para minha mãe depois de considerar alguns pontos.

MOTIVOS PARA COMPRAR

– É muito mais barato que qualquer outra opção que havia disponível no Paraguai. Paguei cerca de 360 dólares, mais 50 reais de imposto. Duro foi aguentar as 5 horas que fiquei na fila pra legalizar (numa segunda-feira, diga-se de passagem).
– É muito pequeno e leve, o que possibilita carrega-lo por aí até dentro de uma bolsa um pouco maior.
– Com um sistema operacional Linux (Xandros), a possibilidade de pegar virus e dar pau em todo o sistema reduzem drásticamente.
– Como minha mãe usa computador para poucas coisas, e essas coisas não incluem download de arquivos grandes, o EEE está de bom tamanho.
– Porque eu queria ver como funcionava, e fazer esse review pra vocês! 😛

Agora vamos ao review do que agradou e desagradou.

PONTOS FORTES

– É realmente muito pequeno e leve. Até a fonte que vai na tomada é menor. Ainda é bem maior que o carregador do seu celular, mas menor que fontes de laptops padrão.
– O pacote padrão vem com uma capinha emborrachada (neoprene acho). Útil pra proteger de arranhões.
– Logo de cara tasquei um teclado USB externo, mouse e um monitor CRT de 17″. Os 3 funcionaram.
– A interface do sistema (Linux Xandros) é bem clara e simples pro usuário leigo.
– Apesar do processador fraco e pouca memória, os aplicativos rodam bem, contanto que você não abra muitos de uma vez.

PONTOS FRACOS

– Até este momento, não existe teclado ABNT (portugues) no EEE PC. E mesmo depois de muita pesquisa, não consegui encontrar uma forma de fazer um teclado USB ABNT ser reconhecido como tal (fica com as teclas trocadas como se fosse um teclado inglês internacional)
– O teclado é minúsculo. Não serviria nem pra minha mãe (que tem mãos pequenas) digitar.
– A tela do laptop é muito pequena, a resolução é baixa, e o brilho não muito forte. Sem um monitor externo, ia ficar complicado usar. Além do mais, com uma resolução de 800×480 na tela, muitas páginas e aplicativos ficam prejudicados (precisando fazer muito uso de barra de rolagem). Pro monitor externo a resolução vai até 1024 x 768, o mínimo ideal para navegação confortável hoje em dia.
Pouco espaço em disco. Especialmente porque dos 4Gb, só uns 1.3Gb estão realmente livres (Sistema operacional e programas que vem instalados ocupam o resto). Ou seja, se for possível, gaste um pouco mais e compre a versão de 8Gb (não tinha no paraguai quando fui comprar). Porém, para quem só usa o laptop para ler e-mails, visitar páginas e redigir pequenos textos, o espaço é suficiente.
– Tive problemas com o navegador Mozilla Firefox. Travou algumas vezes enquanto tentava carregar websites que faziam uso de Java applets (websites de banco por exemplo). Instalei o Opera, e o problema passou a ser não carregar aplicativos Flash.

Tive menos de uma semana para mexer com o laptop, e não tinha experiência prévia com Linux.
Ainda assim, fiz uma pesquisa, e consegui fazer algumas modificações que precisava.

DICAS

Vou passar os links que tem as dicas principais, mas logo aviso pros marinheiros de primeira viagem tomarem cuidado… eu mesmo tive que resetar a instalação do laptop depois de ter feito algumas coisas que não deveria, e o laptop sumir com todos os ícones do sistema.

– Para fazer várias adaptações do sistema para português… como traduzir ícones, permitir acentuação, e alguns outros detalhes, a forma mais fácil que encontrei foi instalando um pacote fornecido pelo usuário pksato do fórum eeeuser (CLIQUE AQUI PARA VER).
O usuário FERRUGEM do mesmo fórum escreveu um passo a passo detalhado de como instalar o pacote (CLIQUE AQUI PARA VER).
– O fórum PDA Brasil tem pelo menos 2 tópicos extensos cobrindo vários aspectos do laptop. Você também pode registrar gratuitamente nos fóruns para tirar eventuais dúvidas.
Tópico com review e vários detalhes (CLIQUE AQUI PARA VER).
Tópico avançado com várias possíveis modificações (CLIQUE AQUI PARA VER), incluindo: Instalação do Windows XP no EEE PC, habilitação de modo avançado do Xandros, como recuperar as configurações de fábrica caso haja algum problema, e vários outros assuntos e dúvidas que surgiram.

Não é para os fracos de coração, mas com paciência dá pra extender bastante a funcionalidade do EEE PC.

Boa sorte pra vocês, e agradeçam ao pessoal dos fóruns pelas valiosas dicas!

Anúncios

Ações

Information

One response

9 07 2009
Asus EEE PC « XSp.

[…] relevant localization information for brazilian Eee PC owners. If you wanna read it, go –> here. I bought the EEE PC model 4G – […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: