WiiMote

2 05 2008

Post um pouco diferente hoje, relacionado a desenvolvimento de jogos.

Vou falar um pouco sobre o WiiMote, e alguns aspectos técnicos dele, então para quem não interessa, pulem essa! (ou então dêem uma olhada só nos vídeos) 😉

WiiMote

WiiMote

O Wii Remote, mais conhecido como WiiMote, é o controle do console Wii.

Visto como o grande diferencial do console Wii, essa mistura de controle remoto com joystick tem mais coisa por trás do plástico branco brilhante que parece.

Além da função de joystick, o WiiMote também tem acelerômetros e uma câmera infra-vermelha.

E com tudo isso, fazendo comunicação sem fio com o Wii via Bluetooth, não demorou muito pra comunidade criar uma forma do controle se comunicar com um PC.

EDIT: Lembrei de mais um recurso ainda não utilizado: Um pequeno alto-falante no WiiMote. O pessoal que criou a biblioteca de comunicação pro PC ainda não conseguiu criar um jeito de utilizá-lo mas prometem algo nas próximas versões. Também não mencionei que o WiiMote conta com o Nunchuck e outros acessórios, que já estão funcionando.

Nesse cenário, vou primeiro citar o que já foi feito, e depois mostrar alguns exemplos e o que fazer a partir daí:

– O primeiro passo obviamente foi possibilitar que um PC se conectasse ao WiiMote e que o sinal fosse traduzido para algo inteligível no computador. Mais complicado que parece. Ele é reconhecido como um HID (human interface device – joystick, mouse, keyboard, etc), mas as mensagens que manda não seguem o mesmo padrão.

Quem tiver interesse nesta parte mais baixo nível da coisa, sugiro o Wiili.org e o WiiBrew.org, além de várias outras informações.

– Com o WiiMote reconhecido, conectado e transmitindo mensagens legíveis pro computador, o próximo passo é integrar a informação a uma linguagem de programação para que possa ser utilizado em alguma coisa.

Pros interessados nessa parte, que é o principal pros desenvolvedores, Brian Peek da ASPSOFT criou uma biblioteca (lib) para C# e VB.NET. Confiram no forum Coding4Fun ou no CodePlex.
Também tem um software chamado GlovePie que usa linguagem de script para criar applicações. Funciona com vários dispositivos de entrada diferentes, incluindo o WiiMote.

– Por fim, pra quem não tá interessado na parte técnica, já existem vários exemplos de aplicação do que pode ser feito com o WiiMote no computador. Vou colocar alguns vídeos a seguir, mas quem quizer checar em detalhes, vou recomendar: Johnny Lee, ScreenFashion, SimpleHarmonicMotion e GlovePie.

Se você já tem o WiiMote e está com dificuldades para conectá-lo no PC, recomendo conferir: Instructables, ScreenFashion ou Wiili.org. Dúvidas sobre isso e quaisquer outras relacionadas ao WiiMote com PC, participem do fórum Wiimote Project.

Pela minha experiência, o BlueTooth USB da Linksys modelo USBBT100 v2 detectou e conseguiu conectar com o WiiMote tanto com os próprios drivers quanto usando o soft BlueSoleil indicado nos tutoriais. Vejam que o WiiMote não conecta com qualquer aparelho bluetooth ou software. O Bluetooth integrado do meu laptop não consegue detectar o WiiMote, nem o software padrão do Windows XP (não consegue conectar).

Agora, finalmente, vamos pra parte divertida da coisa. Vejam o que já foi feito com o WiiMote até agora (nada prático, todos mais pra motivo de teste, mas interessante mesmo assim):

Johnny Lee – Head Tracking for Desktop VR Displays using the WiiRemote

– Um dos vídeos mais famosos, sobre como usar o WiiMote para produzir um efeito realista de janela pra um mundo 3D.

Johnny Lee: Wii Remote hacks

– Apresentação de Johnny Lee na conferência TED Talks. Pra quem não conhece o TED Talks, recomendo altamente saber mais sobre.

Johnny Lee: Tracking fingers with the Wii Remote

– Para um efeito tipo Minority Report.

Johnny Lee: Low-Cost Multi-touch Whiteboard using the Wiimote

– Usando o WiiMote para criar um quadro-branco virtual.

ScreenFashion: The Wiinstrument — Drumming with your Wii remote

– Bateria virtual e leitor de midi para o WiiMote.

Johnty Wang: Wii-mote Joystick Test

– Integração do WiiMote com um Joystick Logitech (script GlovePie).

Johnty Wang: Wii-mote drums “full” kit

– Usando 2 WiiMotes+Nunchucks pra simular uma bateria (script GlovePie).

Johnty Wang: Wii-mote drums DTXMania simulator “full” kit

– Usando WiiMote para jogar DTXMania (script GlovePie).

Bob Sommers: Wii Drum Machine

– Mais uma bateria virtual, com algumas instruções (script GlovePie e C#).

Creio que dá pra encontrar ainda mais coisas fuçando no YouTube e Google, mas já deu pra entender.

Bom proveito, e espero que essa informação toda possa ser utilizada para criar novas aplicações e jogos usando o WiiMote!

Levei 5 horas para escrever este tópico, e muitas muitas mais para juntar toda a informação, testar eu mesmo o WiiMote, e a pesquisa… então se você for usar ou compartilhar a informação deste tópico, por favor dê o crédito devido, e inclua a mim e todas as outras pessoas citadas na sua lista de referência, ok?

– Renato Murakami


Ações

Informação

11 responses

5 05 2008
Rafael

Bacana, interessante as possibilidades estudadas. Quanto custa um WiiMote pra fazer testes no PC ? Para usar um controle do PS2 no PC, o controle custa uns 40Reais, e o cabo USB, uns 70 ! Mas não traz as possibilidades de um controle Wii … Não testei com o controle do Xbox, que deve ser um absurdo de caro 😛 ! E não compensa só pra brincar com XNA, que funciona somente em máquinas com Shaders acima do 2.0 , minoria entre as máquinas Brasileiras…

Ja vi um Vídeo sobre jogar CS com Wiimote, a jogabilidade se torna mais interessante … A moda do novo controle pode pegar mesmo, assim que soubermos esplorar melhor estes recursos.

5 05 2008
xsportseeker

Poisé Rafael, o preço não é nada barato… Wii Remote sozinho no Brasil, o preço vai entre 90 e 250 reais… ainda tem o Nunchuck, que sai mais ou menos por metade do preço, e dependendo pra o que você for usar, ainda tem que ou comprar ou confeccionar os leds infravermelhos.

Mas realmente, faz coisas que nenhum outro controle faz.

O controle do X-Box, pelo que eu sei, é basicamente um controle de PS2. O legal é exatamente isso… poder integrar facilmente usando o XNA (bibliotecas todas prontas pra usar). Os direcionais analógicos tem controle de sensibilidade.
Fora isso, não sei se tem vantagem… mas não tenho certeza porque não tenho o controle.

O controle de PS2 e o adaptador USB também tenho. Pelo menos de tudo que eu tentei, foi a melhor solução pra colocar um gamepad no PC (ou seja, pelo menos bem melhor que os 4 gamepads da Genius e mais uns 3 de outras marcas que eu tive).

Sobre o video do CS com WiiMote… também vi um dos primeiros!
Eles estão usando o soft GlovePie que indiquei no tópico… é um script padrão do programa que mapeia as funções do WiiMote para ser usado como se fosse um mouse.
Pros curiosos:
wiimote with counter-strike
How To – Using WiiMote to Play CS:S
Counter Strike Source with the Wii Remote

5 05 2008
xsportseeker

Ahn, deixa eu acrescentar mais uma coisa interessante aqui: Sairam rumores que o XBox 360 vai ter um controle “estilo WiiMote” pra lançar logo logo.
Leiam mais:
Xbox 360’s Wiimote Accessory Is Already In Development, Coming This Generation
More Xbox 360 Wiimote Details: Code Name ‘Newton’
Xbox 360 Wiimote Might Be Made By Motus, Not Gyration

6 05 2008
xsportseeker

Mais algumas dúvidas que surgiram e eu estou adicionando:

O kit básico para começar a fuçar é: WiiMote, um Bluetooth compatível no PC (seja placa ou USB), e um software compatível.
Digo compatível porque não são todos os bluetooths que conseguem detectar e conectar com o WiiMote.
Recomendo o da Linksys, USB… mais detalhes no artigo do blog.

Pra rodar o WiiInstrument não precisa do sensor, já que ele só usa os acelerômetros.

Agora pra rodar outros exemplos como o Multipoint Grid, e o GlovePie (que emula o mouse), vc precisa dos sensores porque esses aplicativos usam a câmera infra-vermelha do WiiMote.

Não é absolutamente necessário que seja o sensor do Wii… mas você precisa de pelo menos 2 leds infravermelhos ou 2 fontes de luz infravermelha… e é por isso que o truque com as velas funciona:

Vejam um exemplo no YouTube

Quaisquer dúvidas mais, só colocar um comentário! 😀

20 08 2008
JP

Interessante, sou musico e gostei da ideia de utiliza-lo como uma bateria virtual, como é demonstrado no quinto video, o que é necessário para utiliza-lo com este fim??? Necessita algum software, tem como adicionar sample, acapellas, etc??? OBRIGADO!!!

20 08 2008
xsportseeker

JP, não sou baterista, mas já toquei um pouco de piano e guitarra…
É mais ou menos o seguinte: Na época que testei o software que tinha disponível pra “simular” uma bateria (note que o tópico é de 3 meses atrás), não passava de uma espécie de teste.
Ou seja, difícilmente você vai conseguir usar pra substituir uma bateria eletrônica.

É um software que vc precisa baixar. Se você quizer baixar, o link está embaixo do vídeo. Confira lá porque de repente atualizaram o progrma.

Não dava pra adicionar samples, o programa usa o General Midi padrão, e na época que testei ainda apresentava várias falhas.
A principal era na detecção da batida. Se você dá uma batida forte demais, o sample não toca… se bate fraco, também não. E era muito difícil encontrar a força certa.

Outro problema é que apesar de interessante, a coisa é bem limitada… lembrando que para mudar de som, você precisa apertar um botão e fazer a batida ao mesmo tempo. Até dá pra fazer um som legal se praticar bastante, só não sei se vale a pena praticar tanto pra usar um recurso limitado assim.

Se você não tem muito recurso pra bancar uma bateria eletrônica, eu recomendaria até dar uma olhada se já criaram algo pra bateria do jogo Rock Band ou pro novo Guitar Hero On Tour, já que de repente investir em um WiiMote e o dongle Bluetooth talvez não valha a pena…

4 09 2008
WiiMote no Jornal da Globo: Produção Musical « XSp.

[…] WiiMote no Jornal da Globo: Produção Musical 4 09 2008 Quase esqueci completamente de publicar essa matéria. Jornal da Globo da Quinta-feira da semana passada fez uma matéria cobrindo o uso do WiiMote por uma banda para apresentações ao vivo. Tem um pequeno trecho de entrevista com o Johnny Lee, cujos vídeos publiquei aqui no blog numa extensa matéria falando sobre WiiMote. […]

18 10 2008
Imin Matsuri Curitiba - 100 anos da imigração (Gadgets) « XSp.

[…] com LEDs infravermelhos, uma câmera para capturar o movimento (de forma parecida com o WiiMote, mas ao contrário), e pedais que usam transmissão via rádio, conseguiam reproduzir sons de […]

18 10 2008
Little Big Planet « XSp.

[…] interesse no Wii, principalmente por ser diferente e eu já estar fazendo algumas pesquisas com o WiiMote… mas esse jogo está quase me fazendo mudar de idéia pra esperar um pouco mais e comprar um […]

15 12 2008
Johnny Lee: Maravilhas Tecnologicas com Nintendo Wii (TED Talks) « XSp.

[…] Johnny Lee: Maravilhas Tecnologicas com Nintendo Wii (TED Talks) 15 12 2008 Já tinha postado alguns vídeos de Johnny Lee no post sobre o WiiMote… […]

11 07 2009
julio

cara muito legal as informações disponibilizadas no texto, embora eu esteja um pouco atrasado em se tratando do nintendo wii, as possibilidades para o uso do wiimote no PC é enorme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: